Conduzindo Sua Vida de Modo Responsável

A palavra “responsabilidade” pode não parecer muito excitante. Quando pensamos sobre responsabilidade, freqüentemente pensamos sobre coisas sombrias na vida que devemos fazer. Contudo, assumir responsabilidade pode ser muito excitante na forma que nos faz sentir sobre nós mesmos: orgulho; competente; crescido; habilidoso; como se pudéssemos fazer qualquer coisa que colocarmos em nossas mentes para fazer.

Assumir responsabilidade ajuda uma pessoa a amadurecer. Isto foi documentado por um estudo de adolescentes durante a Grande Depressão, quando o mundo experimentou enormes problemas financeiros. Em algumas famílias os adolescentes tiveram que assumir responsabilidades de adultos. As meninas faziam as tarefas de casa para que suas mães pudessem procurar emprego. Os meninos saíam para ganhar dinheiro em trabalhos para ajudar suas famílias. Eles tiveram que trabalhar muito mais duro do que antes da Grande Depressão para levar dinheiro para suas famílias. Eles não tinham muito tempo para se divertir.

Contudo, os professores perceberam grandes diferenças nestes adolescentes. Eles eram mais independentes e auto-controlados do que os outros. Eles estavam mais amadurecidos. Anos mais tarde, quando se tornaram adultos, eles foram mais centrados na família do que aqueles que não tiveram que assumir responsabilidades como adolescentes.

Outros estudos demonstraram que crianças e adolescentes que fazem tarefas em casa crescem para se tornarem mais felizes, mais bem sucedidos, e têm melhores matrimônios e mais amigos do que crianças e adolescentes que não têm nenhuma responsabilidade em casa.

Por isso, por mais que possa parecer sombria, responsabilidade é realmente uma ferramenta para ajudar você a crescer para ser uma pessoa melhor e mais feliz. E isso é excitante.

DISPOSIÇÃO

Uma pessoa responsável está disposta a ajudar quando necessário. Você já ouviu a estória infantil da galinha que queriam ajudar os outros animais na preparação de um pão? Ela pediu ajuda aos outros animais enquanto plantava o trigo para o pão, o colheu, os separou, fez a massa do pão, e assou o pão. Nenhum dos outros animais assumiu qualquer responsabilidade. Contudo, quando o pão estava assado, todos os animais quiseram comê-lo. A galinha disse não para eles. Sendo que eles não estavam dispostos a ajudar com a responsabilidade de fazer o pão, porque eles deveriam saborear a recompensa de comê-lo? A galinha sozinha saboreou todo o delicioso pão.

Este é um conto de criança, mas ele ensina uma importante lição sobre a vida. Se não estamos dispostos a assumir responsabilidade, não merecemos nem obtemos as recompensas do trabalho.

 PALAVRA E AÇÃO

Uma boa forma de dizer se uma pessoa é responsável, é medir palavra contra ação. Ele ou ela diz uma coisa, mas faz outra? Ou a pessoa associa suas grandes palavras de forma equilibrada com grandes ações? É fácil dizer as palavras certas, mas agir em conformidade com elas é algo totalmente diferente.

Relacionado com responsabilidade está a habilidade de manter promessas. Uma pessoa responsável assume promessas seriamente. E se cinco pessoas prometeram ajudar a limpar uma sala na escola, mas somente duas se apresentaram para fazê-lo? Como você sentiria se fosse uma das duas pessoas que fizeram o que disseram que fariam? Como você sentiria sobre as outras três pessoas que quebraram suas promessas?

Quantas pessoas você conhece que mantêm suas promessas? Algumas pessoas não têm nenhuma intenção de manter suas palavras. Alguns políticos são famosos por fazer promessas que cumprirão quando eleitos. Uma vez eleitos, eles parecem esquecer muitas de suas próprias palavras.

É importante manter promessas e fazer o que dissemos que faremos. Quebrar promessas é irresponsável, porque coloca um fardo nas outras pessoas – um fardo que dissemos que estaria sobre nossos próprios ombros.

Estória de Elbert Hubbard de um Homem Responsável – “Uma Mensagem para Garcia”

“Quando rompeu a guerra entre Espanha e Estados Unidos era extremamente necessário se comunicar rapidamente com o líder dos rebeldes cubanos contra a Espanha. Garcia estava em algum lugar nas montanhas de Cuba – ninguém sabia onde. Nenhuma carta ou mensagem telegráfica poderia alcançá-lo. O presidente precisava estar seguro de sua cooperação, e rapidamente. O que fazer!

Alguém disse ao Presidente: “Há um companheiro de nome Rowan que encontrará Garcia para você, se ninguém pode fazê-lo”.

Rowan foi enviando para lá com uma carta para ser entregue para Garcia. Como “o companheiro de nome Rowan” pegou a carta, colocou-a em uma bolsa de couro, amarrou-a sobre seu coração, em quatro dias ele estava na costa de Cuba com um barco aberto, e desapareceu na selva, e em três semanas ele chegou ao outro lado da Ilha, tendo atravessado um país hostil a pé, e entregou sua carta para Garcia – são coisas que não tenho especial desejo de contar agora em detalhes. A questão que eu desejo enfatizar é esta: O Presidente McKinley deu a Rowan uma carta para ser entregue para Garcia; Rowan pegou a carta e…”

“Nenhum homem que tenha se determinado a levar a cabo um empreendimento onde muitas mãos eram necessárias, escapou de ter sido intimidado às vezes pela imbecilidade do homem comum – a incapacidade ou indisposição de se concentrar em uma coisa e fazê-la…”

“Você vê esse contador, disse o encarregado para mim em uma grande fábrica.

Sim, o que há sobre ele?

Bem, ele é um excelente contador, mas se eu o enviar para o centro da cidade com uma incumbência, ele poderia cumprir a incumbência a toda inteira, mas por outro lado, ele poderia parar em quatro bares no caminho, e quando ele chegar à Rua Principal, teria esquecido pelo que foi enviado. Tal homem pode ser confiado para levar uma mensagem para Garcia?”

“A civilização está em um busca ansiosa por tais indivíduos. Qualquer coisa que tal homem pedir será concedido. Ele é desejado em toda cidade, bairro e vila – em todo escritório, loja e fábrica. O mundo clama por tal indivíduo: ele é necessário – o homem que pode levar uma mensagem para Garcia.”

 

 

Anúncios

1 Comment

  1. Penso, estas “coisas” têm o seu valor. Mas vivemos em um mundo atualizado por centenas e milhares de conexões, que promovem ao jovem realizar feitos que na grande depressão não se tinha noção/ideia. Creio no presente jovem, cheio de vida abundante com recursos, possibilidades infinitas e brilhantismo intelectual sem precedentes na História Humana.
    Eles só estão onde estão por falta de adultos responsáveis e Cooperativos. Parceiros. Os exemplos são encontrados em todas as áreas da vida, da ciência, da religião, dos negócios, etc., etc., etc..

    Gostar

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s