Pensando Sobre Os Outros

tumblr_m7byzkg6IA1qhfifno1_500

Pessoas responsáveis são capazes de colocar de lado seu próprio bem-estar e se concentrar no maior cenário do que é bom para todos. Eles não permitem que seus próprios egos fiquem no caminho do processo de tomada de decisão, mas pensam claramente sobre o que é melhor para o todo. Se no processo cometem um erro, eles o admitem e mudam.

Pessoas irresponsáveis estão presas a si mesmas. Como elas parecem é mais importante do que quem elas são. Elas sempre querem estar certas, mesmo se isto significar infligir danos aos outros. Elas tendem a ser arrogantes.

Pessoas responsáveis não somente admitem seus erros, mas estão prontas para assumir a culpa por qualquer dano devido à decisão ruim. Pessoas irresponsáveis rapidamente pedem desculpas por coisas que dão errado, e freqüentemente colocam a culpa nos outros.

Um excelente exemplo de irresponsabilidade é o caráter de Gilderoy Lockhart na popular série de Harry Potter. Gilderoy assume o crédito pelas bravas ações dos outros, convencendo o mundo da feitiçaria que ele é um grande herói. Entretanto, em Hogwarts, ele constantemente coloca os alunos e a escola em perigo por ser centrado em si mesmo. Em um momento crítico, ele é pego fugindo de um monstro horrível a fim de salvar a si mesmo. O verdadeiro herói, Harry Potter, assumi a responsabilidade, sacrifica sua própria segurança, e salva a situação.

Uma pessoa que tem um senso de responsabilidade cumpre suas obrigações a despeito de seus sentimentos e situação pessoais. Um professor responsável dá tudo de si para sua classe embora possa ter tido uma discussão com seu colega de trabalho nessa manhã. Se está doente, este professor liga logo que possível a fim de arranjar um substituto e faz tudo que pode para fornecer um claro plano de lições.

No tempo do furacão Katrina, muitas pessoas responsáveis foram chamadas de heróis por terem se registrado para trabalhar, ou não terem deixado seus postos a despeito de terem que cuidar de suas próprias vidas. Incontáveis voluntários, enfermeiras, policiais, bombeiros foram ajudar outras pessoas a estarem seguras ao invés de fugir de suas responsabilidades.

ALÉM DA CHAMADA

 Um nível até mais elevado de responsabilidade é quando as pessoas entram em uma situação, não porque elas estão destinadas ou obrigadas por sua posição, mas porque seus corações chamam elas para agir onde enxergam uma necessidade. Pessoas como Mahatma Ghandi e Martin Luther King Jr. se tornaram grande líderes porque foram “além do chamado da tarefa” para buscarem mudanças em suas sociedades. Eles não tinham posições públicas. Eles se tornaram líderes por causa de sua preocupação pelo sofrimento de seu povo. Sua compaixão e indignação sobre as injustiças que eles viram os conduziram a assumir enormes responsabilidades.

Tanto Gandhi como King fizeram isto como um sacrifício deles mesmos. Suas famílias sofreram porque eles saíram de casa freqüentemente para servir as pessoas. Suas finanças sofreram porque eles negligenciaram suas profissões. Gandhi era um advogado formado, e King tinha um doutorado e era o pastor de uma igreja bem sucedida. Ambos os homens poderiam ter sido bem sucedidos na vida privada. Ao invés, eles escolheram ser servos públicos – mesmo dando suas vidas – a fim de que as pessoas de cor pudessem ser tratadas com justiça em suas nações. Por assumir essas responsabilidades, eles serão lembrados para sempre.

O nível mais elevado de responsabilidade envolve seguir seu coração e consciência para fazer o que é certo, mesmo ao custo pessoal. O impulso para agir vem de dentro de você, e envolve sincera preocupação pelo bem-estar dos outros e por ideais como a justiça.

TODOS SÃO RESPONSÁVEIS

Responsabilidade, entretanto, não é apenas para algumas pessoas famosas. Embora nem todos nos tornaremos como Gandhi ou Martin Luther King, assumir responsabilidade é parte de um ser humano completamente maduro. Isto nos faz livres, e completa nosso senso de propósito. Sem assumir responsabilidade, não podemos crescer para o tipo de pessoa que estamos destinados a ser. Não nos sentiremos bem sobre nós mesmos ou compreenderemos nosso potencial se não assumimos responsabilidade em nossas vidas.

Se demonstramos responsabilidade em coisas pequenas, certamente descobriremos que nos tornamos responsáveis por coisas muito maiores. O mundo percebe e recompensa pessoas responsáveis. De fato, como a história do homem que levou uma mensagem para Garcia nos indica, o mundo tem grande necessidade destas pessoas.

SE TORNAR RESPONSÁVEL

Se nos tornamos pessoas responsáveis ou não, depende das decisões que tomamos diariamente. Para começar a assumir responsabilidade em nossas vidas, é sábio lembrar o conselho do patriota americano Thomas Jefferson:

         Sempre que você está para fazer uma coisa, pense que isto pode nunca ser conhecido por alguém além de você mesmo, mas pergunte-se como agiria se todo mundo estivesse olhando para você, e faça a ação deste modo.

Uma maneira moderna de pensar sobre isto é fingir que você é a estrela do filme de sua própria vida – sua vida está sendo filmada! Então faça ações pensando como um herói ou heroína deveria agir. Lembre que suas ações estão sendo gravadas. Faça do filme de sua vida algo excitante e inspirador – algo que você teria orgulho de que fosse assistido pelas outras pessoas.

EXERCÍCIO DE REFLEXÃO: “AÇÕES RESPONSÁVEIS”

Pense sobre três ações responsáveis que você tenha feito na semana passada. Agora pense sobre três ações irresponsáveis que você tenha feito. O que motivou você em ambos os casos? Observando o curso de sua vida, você acha que está se tornando uma pessoa mais responsável ou menos responsável? Relacione razões para sua resposta.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s