Dinheiro, Dinheiro…

Para conduzir bem nossas vidas, devemos aprender a utilizar bem os recursos. Um dos recursos mais comum é o dinheiro. Contudo, dinheiro é uma das áreas mais fora de controle da vida das pessoas. Até mesmo muitos adultos têm problemas para gerenciar bem seu dinheiro.  Para viver neste mundo, precisamos dinheiro para obter o que necessitamos e queremos. Pode parecer razoável acreditar que nossa felicidade depende do dinheiro. Quanto mais dinheiro temos, mais felizes seremos, quando tudo o que queremos e necessitamos são realizados, certo? Será mesmo?

large

Se nos sentássemos e fizéssemos uma lista de todas as coisas que gostaríamos de fazer com dinheiro, esta seria uma lista muito longa. A lista poderia ter boa comida, um apartamento no centro de frente para o rio, talvez uma casa no interior, férias, roupas bem alinhadas, uma grande televisão, um carro novo, e assim por diante. A lista provavelmente seria sem fim.

Contudo, mesmo se você fosse capaz de comprar e fazer todas as coisas em sua lista, cedo ou tarde você começaria a se sentir insatisfeito novamente. Você começaria a compreender que ainda há mais coisas que você quer comprar e fazer. Isto é porque nossos desejos realmente são ilimitados! Não importa quanto dinheiro temos, podemos facilmente sentir frustrados porque o suficiente nunca é realmente suficiente, se estamos baseando nossa felicidade nos desejos materialistas. De fato, nossos desejos podem se tornar fora de controle se investimos dinheiro neles, ao invés de em nossas necessidades. Então realmente estamos em problemas.

Ao falar sobre dinheiro, há outro problema: isso é desigualdade. Enquanto algumas pessoas parecem estar muito bem, outras estão vivendo miseravelmente.  Se dinheiro é a fonte de nossa felicidade e auto-estima, podemos facilmente nos sentir infelizes e invejosos, se temos menos do que os outros, ou se temos mais, nos sentimos presunçosos e olhamos para baixo para aqueles que têm menos do que nós. Entretanto, se compreendemos que nosso valor e felicidade vêm de algo mais, sabemos que julgar as pessoas simplesmente base de sua riqueza material é tolice. O verdadeiro valor de uma pessoa é mensurado não por sua riqueza, mas pela qualidade de se coração e caráter.

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS EM RELAÇÃO AO DINHEIRO

O dinheiro se apresenta para nós como um desafio ético. Há maneiras honestas de obter dinheiro, mas há também maneiras imorais, ilegais e não éticas de fazê-lo. Há sempre tentativas de buscar obter “dinheiro fácil”. Em um extremo disso está na escola aqueles que tiranicamente exigem o dinheiro do almoço daqueles mais jovens e mais fracos do que eles mesmos; aqueles que enganam pessoas inocentes sobre dinheiro de várias maneiras; pessoas que vendem bens que elas sabem que estão com defeito, etc. Em outro extremo estão aqueles que vivem honestamente trabalhando duro, servindo seus clientes, e tratando-os com respeito.

Em uma sociedade de mercado livre, uma pessoa que utiliza sua criatividade para satisfazer seus clientes produzindo bens de qualidade a um preço razoável, ou fornecendo serviços necessários, se tornarão rapidamente bem sucedidos. Tal pessoa seria um criador de riqueza. Esta criatividade pode ser tão valiosa e satisfatória como a criatividade artística. Assim, o estado de ser rico não é nem bom e nem ruim em si mesmo. Tudo depende de seu fundamento mora, isto é, como o dinheiro é obtido, e para qual finalidade ele é utilizado.

O verdadeiro propósito dos negócios não é simplesmente obter um lucro, mas criar riqueza para a sociedade em geral. Quando a sociedade se beneficia, então o empreendimento em si mesmo prosperará.

Henry Ford

Há muito tempo, produtores de automóvel somente poderiam fazer alguns carros por vez, por isso somente os ricos poderiam possuir um carro próprio. Um homem chamado Henry Ford pensou que todos deveriam se capazes de ter um carro. Ele queria fazer um carro que a pessoa de classe média pudesse possuir.

Ele realizou seu pensamento inventando uma técnica de produção chamada “a linha de montagem.” Cada pessoa em uma linha acrescentava uma parte em um automóvel enquanto ele se movia em uma esteira transportadora para a próxima pessoa na linha, que acrescentava outra parte. Desta forma Ford pôde produzir muito mais automóveis do que qualquer outro.

Utilizar a linha de montagem economizava muito dinheiro, assim Ford foi capaz de vender seus carros por um preço muito baixo. Ele também pagava melhores salários para seus trabalhadores do que outros fabricantes de automóveis. Isto poupou tempo e dinheiro, permitindo a Ford encontrar e treinar trabalhadores, porque seus trabalhadores queriam continuar trabalhando com ele. E além disso, estes trabalhadores bem pagos compraram carros!

Ford se tornou o maior fabricante de carros do mundo. Ele se tornou um homem muito rico, mas ele também auxiliou a classe média na América que pôde comprar muitas coisas boas – incluindo carros.

Realizar o propósito de criar riqueza para a sociedade em geral começa com uma atitude de servir o cliente. Negócios bem sucedidos geralmente estão voltados para ajudar seus clientes. Parte desta razão é que, se um negócio produz bens ruins ou fornece serviços ruins, os clientes procurarão isto em qualquer outro lugar. Portanto, negócios mal gerenciados (não apenas em termos de eficiência, mas também em atender os clientes) tendem a fracassar e serem substituídos por aqueles bem gerenciados. Se temos que escolher entre uma loja onde o serviço é bom e uma onde os empregados são rudes, é claro que escolheremos aquela onde somos tratados bem.

OBTENDO UMA RENDA

Trabalhar nos traz muitos benefícios, tanto internamente como externamente, ele nos auxilia a desenvolver nossas habilidades e nosso caráter geral. Ele nos ensina a responsabilidade, cooperação, trabalho em equipe, e muitas outras qualidades. Ao sustentarmos a nós mesmos através de nosso trabalho, obtermos auto-respeito. Sentimos crescendo. Externamente, o trabalho nos permite contribuir para o sustento de outros. Podemos auxiliar nossos pais financeiramente e apoiar nossa própria família depois de estarmos casados. Ele nos permite viver altruisticamente de uma forma substancial, dando ao nosso trabalho um significado maior.

Vamos dizer que você tenha encontrado uma forma honesta de ganhar dinheiro. A próxima questão é: O que você fará com ele? Agora que você tem dinheiro, a questão que vem é sobre orçamento. Isto envolve um novo nível de responsabilidade – aprender a viver com seus próprios meios. Agora você aprende isso em um nível individual; no futuro, você precisará dessas habilidades de gerenciamento do dinheiro no nível familiar. Quando você começa a ganhar dinheiro, é importante desenvolver bons hábitos para gerenciá-lo. Do contrário, você se encontrará sempre em débito, não importa quanto dinheiro possa ganhar.

Como gerenciamos nosso dinheiro depende de que tipo de caráter desenvolvemos. Você guardará tudo para si mesmos, e ainda esperará receber uma mesada de seus pais? Você dirá aos seus pais que de agora em diante você será responsável, por suas próprias despesas, e que eles não precisarão mais apoiar você? Você dará alguma parte de sua renda para seus pais como uma contribuição por sua educação?

Uma vez que você tenha uma renda, você será confrontado por muitas decisões que testarão seu caráter e prioridades:

  • Você gastará em lanches, revistas e maquiagem? Ou gastará em entretenimento, como CDs, filmes, etc.?
  • Você gastará todo seu dinheiro para si mesmo, ou gastará com outra pessoa?
  • Você fará um plano semanal e mensal de como gastará seu dinheiro, ou apenas sairá e gastará ele logo que receber seu pagamento?
  • Você colocará alguma parte do seu dinheiro em uma conta de poupança para que no futuro tenha dinheiro para a faculdade ou comprar um carro?

Ter dinheiro nos desafia a pensar sobre nossas prioridades, tanto no momento como no curso de nossa vida futura. Pessoas espertas planejam seu futuro. Outras pessoas se sentem pressionadas, porque isto força elas a serem responsáveis. Aprender a controlar o dinheiro não é fácil. É mais fácil desperdiçá-lo e não ter nada para mostrar dele. Ao adiar a gratificação imediata, colocando o dinheiro de lado para o futuro, estamos fazendo um importante fundamento para nosso sucesso e felicidade no futuro.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s