Conduzindo uma Vida Nobre

large

Toda nação tem seus heróis. Alguns heróis nacionais são admirados pelo mundo inteiro. Se prestarmos mais atenção naqueles que são lembrados e reconhecidos como nobres, podemos reconhecer que a maioria deles têm uma coisa em comum: Elas eram pessoas que viveram por algo maior do que elas mesmas, freqüentemente ao sacrifício delas mesmas.

Todos nós freqüentemente experimentamos conflitos e confusão quando nos deparamos com a necessidade de sacrificar a nós mesmos. Comemos esse sorvete embora soubéssemos que não deveríamos; não conseguimos levantar de manhã e ir para a escola no horário porque valorizamos muito nosso sono. Se temos uma oportunidade de trapacear em uma prova, ou se obter a amizade de uma pessoa traindo outra, como estamos agindo? Agimos de forma egoísta ou altruísta?

Uma pessoa nobre, embora ele ou ela possa ser tentado a não fazer, consistentemente faz a coisa altruísta, mesmo ao sacrifício dele mesmo ou dela mesma. Quando o corpo quer estar confortável e sossegado, a pessoa nobre ajudará se necessário, ao invés de cuidar de si mesmo. Quando chega o momento de ganhar à custa dos outros, a pessoa nobre escolherá não fazê-lo.

Quando estudamos história, as pessoas que se destacam são aquelas que dedicaram suas vidas de forma altruísta para servir os outros – nas áreas da ciência, artes, religião ou política. Elas inspiraram outros por seu exemplo de determinação não egoísta. Elas viveram pelos valores da verdade, beleza, bondade e amor. Tais indivíduos são universalmente reconhecidos como os heróis da história.

Marie e Pierre Curie – Nobres Descobridores do “Rádio”

Marie Sklodowska nasceu em 1867 em uma pobre família polonesa. Entretanto, Marie trabalhou e estudou com muita dedicação que no final ela foi capaz de ir para a escola em Paris para estudar ciência.

Um de seus professores, Pierre Curie, era um apaixonado por ciência como ela, e logo eles se apaixonaram também. Eles se casaram e fizeram um laboratório no fundo do quintal.

Trabalhando dia e noite, com a ajuda de Pierre, Marie Curie descobriu um novo elemento. Ela o denominou de “Polônio” em homenagem ao seu país nativo da Polônia.

Os Curies descobriram outro elemento, um elemento que emitia raios. Eles o chamaram de “Rádio.” Os Curies eram tão dedicados as descobertas científicas que, para namorar, eles voltariam à noite para o laboratório para contemplar os tubos de ensaio cheios com Rádio.

Em 1903, eles receberam o Prêmio Nobel de Física. Marie Curie foi a primeira mulher na história a receber um Prêmio Nobel. Ela também foi a primeira mulher na França a receber um doutorado. Em alguns anos, ela se tornou a primeira pessoa na história a receber dois Prêmios Nobel quando ela recebeu o Prêmio em Química também.

Os Curies trabalhavam dia e noite para aprenderem mais sobre o uso humanitário de suas descobertas. Eles doaram seu conhecimento ao invés de tentar lucrar com ele. Às vezes eles esqueciam de comer, eles estavam tão intrigados pelo que estavam descobrindo.

Logo os Curies começaram a experimentar doenças e feridas em suas mãos por causa do trabalho com material radioativo. Naqueles dias, eles não sabiam que deveriam vestir roupas de proteção. E ainda, eles trabalhavam a fim de fazer suas descobertas para o benefício do mundo.

O Rádio é utilizado para ajudar na cura do câncer. Ele também produz o “Raio X” que mostra o interior do corpo humano e os ossos para que médicos possam ver se algo está quebrado ou anormal.

Após a morte de Pierre, Marie Curie trabalhou para estabelecer um Instituto de Rádio onde novas descobertas científicas poderiam ocorrer. Quando começou a Primeira Guerra Mundial, ela levantou dinheiro para que pudesse fazer máquinas de Raio X móveis para estarem na frente de guerra para ajudar soldados feridos. Ela e sua filha pessoalmente serviram os soldados, e elas construíram vinte unidades móveis de Raio X e duzentas unidades fixas de Raio X para tentar salvar a saúde e as vidas dos soldados. Às vezes Marie Curie fez os médicos colocarem rádio nas feridas dos pacientes para que a radiação pudesse matar o tecido doente.

Marie Curie de causas provavelmente relacionadas à exposição à radiação por tantos anos.

Em 1995, seus ossos e os ossos de Pierre foram enterrados no Panteão de Paris, onde os maiores cidadãos franceses estão enterrados, por causa de sua devoção altruísta para o melhoramento da humanidade através da ciência.

As vidas exemplares de homens e mulheres nobres iluminam os corações e mentes de todas as pessoas independentemente de nacionalidade, raça, religião ou período histórico. Eles nos ensinaram que o mais sério e importante desafio que um ser humano pode enfrentar, é superar o egoísmo a fim de beneficiar outras pessoas. Isto é amor verdadeiro. Quanto maior for o amor verdadeiro de uma pessoa pelos outros, mais memórias inspiradoras essa pessoa deixará para as próximas gerações.  Podemos amar a nós mesmos, nossa família, nosso povo ou nossa nação. Mas o maior padrão de amor é alcançado quando podemos superar todas as limitações e compartilhar nosso amor com o mundo. Quem quer que possa fazer isso, se tornará uma pessoa extraordinária a quem a história lembrará.

Pense sobre nossos próprios heróis. Alguns podem ser figuras religiosas; outros são estadistas, escritores, artistas, generais e líderes políticos, como também muitos outros. Alguns deles são conhecidos por todos. Outros são menos conhecidos – como seus próprios pais ou familiares, ou o maior professor que você teve. Famosos ou não, suas vidas permanecem como exemplos de devoção e auto-sacrifício. Ao superar obstáculos e tentações, eles demonstraram o poder do espírito humano. Em suas vidas eles estabeleceram um elevado padrão moral e acrescentaram algo na riqueza espiritual do mundo através da condução de suas vidas nobres.

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s