Liderança

Embora este livro seja sobre desenvolver liderança, vale à pena analisar o tópico de uma maneira específica a fim de compreendermos os tipos de líderes, o que faz um bom líder, a visão que um líder precisa, o coração de um líder, e a maneira como líderes enfrentam retrocessos.

TIPOS DE LÍDERES

Para algumas pessoas, liderança é um talento natural – é apenas uma parte de sua personalidade. Para outras, liderança é uma habilidade que é aprendida ou obtida em situações de emergência.

Se você estivesse em uma caminhada com um grupo de jovens adolescentes, por exemplo, e o líder adulto ficou seriamente doente, todos olhariam para você para conduzi-los para fora da dificuldade? Isso significaria que você tem qualidades naturais de liderança. Você olharia para alguém para conduzir e cuidadosamente tentar seguir as direções e exemplos dele ou dela? Isso significaria que você está aprendendo as habilidades de liderança. Ou, vendo a ausência de liderança, você assumiria a responsabilidade e organizaria o grupo com tarefas para ajudá-los a manterem a calma, fazendo um plano para cuidar do adulto que está doente e também para voltar ao acampamento com segurança? Isso significaria que você tem qualidades de liderança que emergem na crise.

Algumas pessoas conduzem pelo exemplo – sendo o primeiro a fazer algo. Você já percebeu que quando algumas pessoas fazem coisas de certa forma, os outros seguem o modelo?  Por exemplo, Crystal começou a usar seu cabelo de certa maneira, e logo muitas meninas estavam utilizando seus cabelos dessa forma. Brian decidiu jogar xadrez ao invés de futebol, e logo muitos meninos estavam se inscrevendo para o xadrez.

Você pode ser um líder sendo o primeiro a fazer algo também. Você pode não ser um líder da moda ou no esporte, mas você pode ser o primeiro a ser voluntário para doar sangue, ou um projeto de limpeza, ou para a arrecadação na escola. Se você faz isto freqüentemente, em breve será indicado para posições de liderança.

Conduzindo pelo Exemplo

O Reverendo Larson e sua esposa acabavam de ter seu segundo filho. Eles eram um casal ocupado, tentando cuidar de uma crescente congregação, como também fazer trabalhos e arrecadar fundos para um novo edifício para a igreja e a escola. Eles tinham suas mãos cheias.

Contudo, quando um membro de sua igreja veio até eles com uma preocupação social, eles não somente ouviram, eles agiram. O membro disse a eles que ele ouviu em seu trabalho que havia muitos órfãos e filhos negligenciados na cidade que enchiam as casas de adoção. A agência onde trabalhava pediu para ele perguntar nas igrejas se alguns de seus membros poderiam adotar crianças.                

Os Larsons sentiram que eles não poderiam pedir para sua congregação fazer algo que eles mesmos não estivessem dispostos a fazer. Embora fosse difícil, eles pegaram um filho adotivo. Então eles pediram para sua congregação seguirem seu exemplo.

O Sr. Larson disse: “Eu não pude acreditar nisso, mas logo amei esse novo filho como se fosse meu próprio bebê. Muitas de nossas famílias tiveram a mesma experiência. Crescemos muito como um grupo, em amor e aprendendo a cuidar dos necessitados. Não foi fácil assumir a condução disso, mas estou feliz que fizemos.”

Alguns clubes e associações possuem uma liderança eleita. Por exemplo, você pode se tornar o líder do clube de xadrez, do time de futebol, do clube de cozinha, ou do conselho estudantil. Isso quer dizer que os membros acham que você seria o melhor para cuidar deles e dos objetivos do grupo.

Todos nós somos chamados às vezes para assumir a condução. Não importa que tipo de líder você possa ser, se estiver concentrado no desenvolvimento de suas qualidades de liderança, você será alguém melhor e mais efetivo quando chegar seu momento.

O QUE CRIA UM BOM LÍDER?

Provavelmente todo experimentou um professor, ou treinador, ou líder de clube realmente terrível. As lembranças são quase sempre amargas. Precisamos pensar: quais são as qualidades de um bom líder? O que faz alguém ser digno de nossa lealdade e apoio? Aqui estão algumas das qualidades buscadas em um líder:

  • Bons líderes servem os outros.
  • Bons líderes inspiram liderança nos outros.
  • Bons líderes se comunicam e planejam bem.
  • Bons líderes estão sempre aprendendo e crescendo.
  • Bons líderes são também bons seguidores.
  • Bons líderes tomam a iniciativa.
  • Bons líderes estão dispostos a fazer o que pedem para seus seguidores fazerem.

Os pontos acima nos dizem que a capacidade de liderança é um produto do caráter de uma pessoa. O que uma pessoa realmente faz, é o resultado do que ele ou ela é. Todos os líderes famosos na história não somente possuem excelentes habilidades – eles também possuem bom caráter.

Alexandre, O Grande

Imagine estar com dezoito anos de idade e ser coroado rei! Alexandre, conhecido como “O Grande”, se tornou Rei da Macedônia e Grécia há 2.300 anos, quando estava apenas com dezoito anos. Embora ele fosse ainda um adolescente, Alexandre foi um excelente líder.

Alexandre era sempre o primeiro a enfrentar o perigo durante a batalha. Ele não dormiria ou comeria até que todos os seus soldados tivessem dormido e comido. Ele não beberia água se não houvesse suficiente para todos os soldados. Depois das batalhas, ele visitaria os feridos e falaria com cada um deles, mesmo quando ele próprio estivesse exausto. Por causa destas grandes qualidades em Alexandre, seus homens estavam sempre prontos para segui-lo até a morte. Alexandre e seus homens conquistaram todo o mundo conhecido daquele tempo.

A maioria dos guerreiros naqueles tempos queimariam as cidades que conquistavam e tomariam todo o ouro e coisas valiosas que pudessem para eles mesmos. Alexandre não permitia isto. Ao invés, ele tentava tornar prósperas, as cidades conquistadas, e regê-las com justiça.

Enquanto jovem, Alexandre teve o melhor professor possível, o famoso filósofo Aristóteles. Aristóteles acreditava muito em virtudes. Ele ensinou o jovem rapaz a ser virtuoso e fazer boas ações. Alexandre aprendeu bem suas lições e se tornou um homem de virtude. Por causa de suas virtudes, ele se tornou um dos mais ilustres líderes da história. Milhares de anos depois do tempo de sua vida, ele ainda é conhecido como “Alexandre, O Grande”.

A VISÃO DE UM LÍDER

Conduzir significa seguir na frente dos outros, ver além das circunstâncias presentes para um futuro melhor, e ajudar as pessoas a seguirem essa visão. Visão é uma coisa extraordinariamente poderosa, e uma parte necessária para ser um líder.

“Se você pode sonhar, você pode fazer”.

 Walt Disney

Um administrador, por exemplo, precisa ser um bom organizador, cuidar de suas pessoas, e ter certeza que a organização está operando eficientemente. Mas um administrador está trabalhando com certa estrutura que já está determinada. Um líder, por outro lado, ajuda a criar novas estruturas através das quais pode alcançar objetivos maiores. Ele ou ela enxerga adiante. Ele ou ela vê as possibilidades do que poderia ser, mas que ainda não é. Um líder é uma pessoa que se compromete a cumprir esse sonho sem ficar encalhado em incontáveis distrações do cotidiano. Ele ou ela sabe o que precisa ser definido e está pronto para concentrar energia para alcançá-lo. Através da visão e previsão, o líder ajuda a transformar coisas e criar o futuro.

Possuir uma visão é uma coisa, mas ser capaz de comunicá-la para outras pessoas e inspirá-las com ela, é algo muito importante para a efetiva liderança. A visão deve ser algo que os outros possam ver e ficar excitados em tomar parte nisso. Um bom líder é capaz de dar para as pessoas um senso de posse sobre qualquer projeto, o que motiva e ajuda elas a sentirem um senso de responsabilidade. O líder e as pessoas podem trabalhar juntos para um propósito comum.

Uma vez que a visão tenha sido efetivamente comunicada, ela precisa ser sustentada. Liderança significa ser capaz de continuamente manter os seguidores – sejam eles empregados, membros do clube, estudantes, ou cidadãos – motivados e concentrados no objetivo. Todos os projetos freqüentemente começam com grande entusiasmo, mas com o tempo as pessoas perdem sua concentração e o senso de propósito. Assim, um elemento importante de uma boa liderança é determinação e constância – continuar concentrado no objetivo. Às vezes ao longo de um período de tempo.

Obviamente, líderes bem sucedidos precisam ter confiança em suas idéias e em sua capacidade de torná-las realidade. Isso não significa ser arrogante – longe disto. Como dissemos, bons líderes precisam ter a humildade para aprender com as outras pessoas. Mas enquanto estão cientes de suas próprias limitações, os líderes acreditam em suas visões. Eles estão seguros o suficiente para cercarem-se com pessoas que podem superar suas deficiências em diferentes áreas, enquanto se mantêm confiantes sobre suas visões e suas capacidades para torná-las realidade.

O CORAÇÃO DE UM LÍDER

Finalmente, podemos dizer que para ser um bom líder, você deve ser uma “pessoa” que gosta de pessoas. Você deve gostar e cuidar de pessoas. Muito do tempo de um líder não é seu próprio tempo. Um líder precisa estar disponível para os outros, às vezes tarde da noite, pronto para responder questões, dar orientação, exortar, e encorajar quando necessário. Assim, um líder deve ser capaz e estar disposto em desistir de seus próprios desejos pessoais em benefício do propósito maior. Isto significa que ele ou ela deve estar no controle de si mesmo antes de estar no controle dos outros.

Além disto, um líder precisa ter sincera e zelosa preocupação por esses liderados. Algumas pessoas “lideram” através do medo e da intimidação, através de recompensa e punição, mas isto não é verdadeira liderança. Isto é controle e manipulação. No longo prazo as pessoas se rebelarão contra e abandonarão tal líder. Líderes excepcionais são aqueles que projetam uma preocupação paternal pelas outras pessoas.

Alguns dos maiores líderes vieram a ser conhecidos por nomes paternais, refletindo como seus seguidores perceberam seu amor e zelo. Mahatma Gandhi era citado por seu povo como Bapu, significando “papai”. George Washington era chamado o “pai de seu país”. “Madre” Teresa é chamada por seu título maternal por todo o mundo por causa de seu cuidado e amor maternal demonstrado com os pobres. Tais líderes são capazes de estabelecer profundos laços pessoais com as pessoas através de seu exemplo de comprometimento e sacrifício. Suas qualidades fazem as pessoas se lembrarem de seus pais que cuidavam delas desde o nascimento. Elas se tornam figuras paternais para a nação ou a família humana.

ENFRENTANDO RETROCESSOS

Ao perguntar para qualquer líder bem sucedido, ele ou ela dirão a você que a estrada para o sucesso está suja com muitos retrocessos e fracassos. Um bom líder não é alguém que de alguma forma tenha sido capaz de evitar fracassos, mas é uma pessoa que aprende a partir deles e segue adiante.

Abraham Lincoln – Depressão, Adversidade e Triunfo

“A longa luta de Lincoln contra a adversidade – a adversidade interna como também os terríveis problemas de seu tempo – é algo que qualquer um pode se identificar e aprender com isto. Podemos aprender da vida de Lincoln que mesmo aqueles que sobem para extremas alturas possuem dilemas pessoais – crises de identidade, ambivalências, lesões, retrocessos, e mesmo perda de vontade – com mos quais se angustiam e precisam trabalhar de sua maneira para superá-los…

Eu ainda estou surpreso que ele sobreviveu aos fardos de seu cargo. Mas ele não somente sobreviveu a eles; ele prevaleceu. Ele lutou a guerra para um completo… triunfo, um triunfo pelo governo popular e uma maior preocupação sobre os direitos inalienáveis do homem.”

Stephen B. Oates, Abraham Lincoln, O Homem por trás do Mito (New York: Harper Perennial, A Division od HarperCollinsPublishers, 1984), p.147.

Para muitas pessoas a palavra “fracasso” é uma palavra aterrorizante que tem um som de fatalidade. É um sinal para desistir – que uma pessoa apenas não tem o que é preciso, e nunca terá. Seu medo de fracasso, se as pessoas permitem que ele domine suas mentes, isto se torna profecia do fracasso. Elas entregam-se ao fracasso.

Líderes bem sucedidos, por outro lado, são aqueles que assumem uma atitude inteiramente diferente. Para eles, fracasso não é o fim do mundo. Ao invés, eles enxergam isto como um retrocesso temporário a partir do qual devem aprender e superar. Se erros foram cometidos, eles os analisam e os corrigem. A visão deles permanece intacta. Eles mantêm sua concentração no objetivo e continuam a colocar sua energia nele.

Buscando em suas forças de caráter ou virtudes para nutrir uma visão desejada, e para apoiar aqueles que podem auxiliar a executá-la, líderes certamente alcançam ao menos alguns de seus objetivos. Aqueles que alcançam os mais elevados objetivos ficam para a história como o tipo de pessoas que podemos sempre olhar como inspiração, quando precisamos da força para tornar nossos sonhos em realidade.

Anúncios

1 Comment

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s