A Repartição da Responsabilidade Divina e Humana

Criação de Adão (Michelangelo)

Pode-se muito bem perguntar: Se as pessoas devem assumir total responsabilidade por suas palavras, ações e atitudes, então qual é a responsabilidade de Deus?

Frequentemente as pessoas dizem que Deus é totalmente responsável por tudo, que todas as coisas devem ser deixadas para Deus, no próprio tempo de Deus, que nada acontece fora da vontade de Deus. Outros dizem que a ação humana é igualmente, se não mais importante: salvação, por exemplo, seve ser operada “com temor e tremor” (Filipenses 2:12). “Oh, fiéis!” diz o Alcorão, “Vocês são responsáveis por suas próprias almas” (5.105)¹.

Qual porção de responsabilidade para um bom resultado é da humanidade, e qual porção de responsabilidade é de Deus? A definição e limites da responsabilidade individual são definidas de forma diferentes pelas diversas religiões. O Budismo Theravada, o Jainismo e o Hinduísmo não ateísta em relação à jornada da vida como inteiramente a responsabilidade do indivíduo. Cada pessoa é uma “lâmpada para si mesmo”; tudo funciona para sua própria salvação e por si mesmo. Por outro lado, no Cristianismo, Judaísmo e Islamismo, responsabilidade individual é concedida no contexto de graça que foi concedida antes dela. O relacionamento entre esforço e graça é o que Tomás de Aquino chamava de sinergia: esforço segue a graça, e graça estimula o esforço.

Uma série de textos sagrados salienta a iniciativa humana como chamando pela graça, como diz o ditado popular: “Deus ajuda aqueles que se ajudam”. Por outro lado, outros descrevem a graça como precedente e até mesmo que ofusca todos os esforços humanos.

Cinco Porcento Humano, Noventa e Cinco Porcento Divino

O Reverendo Moon propôs uma fórmula matemática para representar as responsabilidades da humanidade e de Deus: 5 porcento pertence ao homem, 95 porcento pertence a Deus. Cinco porcento pode ser visto como uma leve porção de responsabilidade para a humanidade. Contudo, o Reverendo Moon enfatiza que, a fim de cumprir seus 5 por cento, uma pessoa deve investir totalmente – dando 100 porcento de si mesmo. A simplicidade personificada em um ditado comum ajuda a esclarecer as coisas: “Ore como se tudo dependesse de Deus; trabalhe como se tudo dependesse de você”. De fato, tudo depende de Deus; e realmente, tudo depende também da responsabilidade humana. Elas estão inter-relacionadas de forma sinérgica; eles precisam das contribuições um do outro a fim de que as coisas funcionem bem.

Um exemplo de uma pessoa fazendo 5 porcento do trabalho em relação aos 95 porcento de Deus por Rosa Parks. Rosa Parks desencadeou eventos que  alteraram o mundo quando ela se recusou a obedecer à regra injusta que os negros tinham que sentar na parte de trás dos ônibus na cidade de Montgomery, Alabama. Sendo que os negros que desafiavam a hegemonia branca eram severamente punidos naquele tempo, isto deve ter incentivado a coragem de Rosa e dado força para se recusar mudar de assento – seus 100 porcento. Esta costureira respeitável sofreu prisão e interrogatório sobre o simples fato que ela estava cansada de ter que desistir de seu assento no ônibus depois de uma dia duro de trabalho somente com base na cor da pele todos os dias.

A simples ação de Parks pela dignidade humana enviou ondas de choque através da comunidade negra, a comunidade branca, e chegou a afetar o país e o mundo inteiro. Se o conhecimento da maioria, Deus estava preparando um grupo de ministros negros em Montgomery que estavam prontos para desafiar as leis desleais de segregação. Eles estavam apenas esperando uma oportunidade para fazê-lo. Entre estes ministros havia um jovem desconhecido chamado Martin Luther King, Jr. King foi escolhido entre os outros ministros para liderar o esforço contra a segregação porque ele era muito novo na cidade para ter feito quaisquer inimigos. Contudo, o jovem desconhecido acabou por se tornar um gênio da oratória, filósofo e tático que chamou a atenção do mundo sobre o movimento dos direitos civis na América.

Ao cumprir seus 5 porcento de responsabilidade, Rosa Parks desencadeou uma reação em cadeia de eventos, todos claramente preparados e auxiliados por Deus. Ele começou um movimento que mudou a alma da nação mais poderosa do mundo. Ela afetou as gerações futuras, e deixou para o mundo um legado de justiça. Esse é o poder da responsabilidade humana conjugada com a responsabilidade de Deus. Por causa do dom da responsabilidade, os seres humanos têm acesso a um poder capaz de transformar o mundo.

________________________
¹ Muhammad Marmaduke Pickthall, trad., The Meaning of the GloriousQur’an (Mecca and New York: Muslim World League, 1977).

Fonte: Livro “Educando para o Amor Verdadeiro – Explicando o Pensamento de Sun Myung Moon sobre moralidade, família e sociedade.” p.79.
Você pode encontrar o conteúdo na íntegra clicando aqui.

Advertisements

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s