A Família é a Escola de Disciplina para o Amor Verdadeiro

A família é criada para ser o manual para a vida no Reino do Céu. Se vocês amam cada pessoa que está na idade de seu avô como seu próprio avô, vocês seguramente irão para o Reino do Céu; se vocês amam uma pessoa que está na idade de seus pais como seus próprios pais, não haverá nenhuma fronteira para vocês no mundo espiritual. Se vocês podem considerar todos os jovens do mundo como seus próprios filhos e filhas, vocês serão capazes de visitar qualquer lugar no Reino do Céu. Embora existam doze portões perolados e a direção já esteja estabelecida no mundo espiritual, vocês serão capazes de passar através de qualquer lugar. A família é o material de ensinamento, isto é, um manual através do qual vocês podem se relacionar com todo o Reino do Céu. Se vocês aplicam o eixo à nação, vocês se tornarão um patriota, e se aplicam ao mundo, vocês se tornarão um santo. Esse é o valor dos seres humanos.

Onde é a sala de disciplina do amor verdadeiro? Isso é “Deus e Nossa família,” que é o tema do sermão de hoje. Jeová é o Deus vertical e Adão é o Deus horizontal. A família é o seminário através de exemplificação para educação no amor da humanidade. Este é o ambiente representativo para estabelecer o centro de coração. Se vocês confiam uns nos outros e conduzem uma vida conjugal feliz em sua família, vocês se colocarão como o centro de todo o universo e serão abençoados com felicidade. Esse é o ponto de início do domínio ideal. Seres sem amor não têm nenhum significado para sua existência.

Onde é o centro do universo? É a família. Onde é a base para amor verdadeiro se estabelecer? É a família na qual vocês vivem agora. Portanto, a família do ideal original deve compreender o amor do universo e experimentar a proteção do universo.

Além disso, essa família deve se estender ao nível nacional a fim de trilhar o caminho de patriotismo, e deve alcançar o nível mundial. A pessoa que ama uma família é chamada de filho ou filha de piedade filial, a pessoa que ama uma nação é chamada de patriota, e a pessoa que ama o mundo é chamada de santo.

Irmãos e irmãs! Por que vocês têm afeição por sua família? Porque ela é a base para livre ação centrando no amor paternal. Deus também deve agir livremente ali. Quando a sociedade é composta dos indivíduos internos com um núcleo de amor, independente de sua aparência pobre, Deus se torna livre. Vocês não pensam assim? Quando um convidado visita sua casa, vocês se sentem desconfortáveis, não é? Por que é assim? Porque não há nenhum laço de amor com o convidado. Vocês se sentem estranhos porque o laço de amor não está estabelecido em todas as quatro direções. Portanto, nosso caminho é nos tornarmos homens e mulheres de caráter.

Por que vocês têm afeição por sua família? Porque na família há um fundamento no qual vocês podem livremente dar e receber amor, o que vocês podem desfrutar. Esse é o motivo pelo qual pessoas esperam pela terra natal onde os pais e irmãos e irmãs vivem juntos. Uma família verdadeira é o lugar onde um esposo ama sua esposa como sua mãe, e uma esposa ama seu esposo como seu irmão. A seguir, o mundo onde um esposo ama sua esposa como Deus e uma esposa ama e respeita seu esposo como Deus é o Reino do Céu da família ideal.

Essa tradição deve ser estabelecida na terra. Vocês não podem abandonar sua mãe ou seus irmãos. Vocês não podem abandonar ninguém em sua família. Portanto, a palavra “divórcio” não pode existir. Um esposo representa o pai e um irmão mais velho, por isso uma esposa não pode abandonar seu esposo mais do que ela pode abandonar seu pai e irmão mais velho.

Vocês devem amar o mundo com esse amor. Quando vocês enxergam uma pessoa que está na mesma idade como seu pai, vocês devem amá-la como seu pai, e quando encontram uma pessoa com a mesma idade de sua mãe, vocês devem amá-la como sua mãe. Onde quer que vocês forem, vocês não devem pensar que as pessoas são estranhas. Ao invés, vocês devem considerá-las como os membros de sua própria família. Quando encontram pessoas idosas, vocês devem considerá-las como seus pais e devem ser capazes de chorar juntamente com elas se estiverem em uma situação triste. Vocês devem sempre ter esse coração.

A família composta de pais, um casal, e filhos é a forma abreviada do mundo. O caminho para a humanidade viver é expandir amor pela família para amor pelo mundo. Vocês devem considerar e amar as pessoas idosas como seus avôs, pessoas de meia idade como seus pais, pessoas que parecem mais velhas do que vocês como seus irmãos e irmãs mais velhos, e pessoas que parecem mais jovens do que vocês como seus irmãos e irmãs mais jovens. Por isso, a pessoa verdadeira é aquela que considera todos como sua família, e cujo coração pode amar toda a humanidade transcendendo as paredes e barreiras das nações. Então vocês estão realmente qualificados para amarem seu pai e sua mãe. “Eu nasci como uma pessoa branca, mas servirei e atenderei um avô negro e uma tia negra,” ou “Eu atenderei como meus pais a qualquer pessoa que sofre em ambiente difícil.” Estas são as condições para um ambiente ideal.

Vida junto com avôs, pais e filhos é uma vida familiar sólida. Se uma geração está carecendo de uma família, a família está paralisada. Quando uma família ideal é estabelecida, essa família deve servir como os tijolos para edificar o Reino do Céu. Temos a missão de estabelecer famílias ideais na terra. Quando pessoas que experimentam o profundo amor de seus avôs em sua família alcançam a sociedade – por exemplo, as ruas de Nova York, elas sentirão muito íntimas em relação a pessoas idosas, e as pessoas idosas as tratarão como seus netos. Utilizando qualquer método, elas se comunicarão umas com as outras, se sentindo próximas umas das outras. Jovens que tenham servido seus avôs tentarão ajudar pessoas idosas imediatamente quando elas precisarem de ajuda.

Quando filhos que tenham recebido amor de seus pais saem e encontram pessoas na idade de seus pais, eles sentirão muito próximos e tentarão conversar com elas e ajudá-las. Quando pessoas que têm um belo relacionamento com seus irmãos e irmãs em sua família saem para a sociedade, elas facilmente se juntarão com as pessoas e terão relacionamentos próximos com seus vizinhos, e se sentirão natural mesmo no relacionamento com o sexo oposto. Elas passam a sentir o sexo oposto como seus irmãos e irmãs sem qualquer desejo sexual ou ideias infundadas. O Reino do Céu é a família onde vocês são capazes de experimentar esses relacionamentos de amor centrando em Deus.

A fim de ser filho de Deus, vocês devem se assemelhar ao coração de Deus. O coração de Deus está plantado no mundo. Portanto, vocês devem amar o mundo. Se vocês não podem amar o mundo devido à grande distância entre si mesmos e o mundo, vocês devem amar sua nação, tribo, família e pais, porque os pais representam Deus, um casal representa Adão e Eva, e os filhos representam toda a humanidade.

Quando o homem ama o mundo, ele deve amar o mundo como o representante de sua esposa, e deve valorizar o mundo por ser tão precioso como sua esposa. A formação de uma família deve ser o padrão para a formação de uma nação. Não importa quão grande possa ser o mundo que vocês possam estabelecer, este mundo será em vão se a formação da família é ilegítima. Esse é o motivo pelo qual a Igreja de Unificação está gritando pelo “Cosmos-ismo,” ou seja, pelo “Familismo Celeste.” Este “Familismo” é a fruição do amor verdadeiro. Uma família é o fundamento ético da sociedade e é a organização exemplar, fundamental e primária. Nessa família, o amor se torna o padrão (critério) de valor.

Fonte:

Trecho extraído do livro “Bênção e Família Ideal 2” de Rev. Sun Myung Moon, Capítulo 7.2, pág. 149. Você pode fazer o download do livro na íntegra clicando aqui

 

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s