Como Deus Tem Educado a Humanidade?

Deus suportou por milhares de anos um curso de sofrimento para criar um fundamento Israelita em nível mundial e preparar os Israelitas para herdarem a vontade de Jesus. Entretanto, embora Jesus tivesse a autoridade de representar o céu, ele não pôde encontrar pessoas com quem ele pudesse trabalhar; ele teve que criá-las por ele mesmo. Ele teve que reeducar as pessoas.

Não somos realmente filhos e filhas de Deus. Somos totalmente alheios às Suas amargas lágrimas e profunda tristeza, por termos nascido do sangue satânico. Ao invés, celebramos enquanto Deus está triste, e regozijamos com a queda de Seus outros filhos. Quão difícil deve ser para Deus guiar essas pessoas e nos direcionar para desbravarmos o caminho?

Com um coração de compaixão pelas pessoas desde indivíduos até grupos de dezenas de milhares, Deus não tem sido capaz de obter um bom resultado na providência de restauração até agora. O coração e mente de Deus na busca de Sua providência até hoje tem sido apenas de saber que, “Sem mim, eles serão destruídos. A ruína e destruição do homem não está de acordo com o propósito de criação. Sabendo o que eu sei, como eu posso deixá-los ser destruídos?” É assim como Deus vê isso. Ele sabe muito bem que precisamos absolutamente Dele. Esse é o motivo pelo qual Ele tem sido negligente sobre Seu próprio sofrimento histórico que Ele tem se submetido para se esforçar para nos educar. Essa é a situação de Deus.

Deus tem conduzido sua obra na história com um coração de amor para salvar a humanidade. Porque Sua motivação para nos salvar tem sido amor, Ele deve educar as pessoas sobre amor mais do que sobre conhecimento intelectual. Quando Deus nos ensina, Ele seguramente deve fazer isso focando no que é mais essencial. Na posição de pais, qual é a coisa mais essencial que Ele poderia ensinar para a humanidade? Não é nada além do amor.

Sendo que Deus são nossos Pais, Adão e Eva deveriam ter aprendido sobre amor a partir Dele. A partir de onde Adão e Eva derivariam e desenvolveriam seu padrão de valor? Seria a partir da educação de Deus sobre amor. Até quando eles aprenderiam sobre amor? Até que pudessem entender todos os valores que Deus tinha para ensiná-los. Isso significa que eles teriam alcançado maturidade, e teriam recebido e crescido no amor paternal.

Deus existe em um único corpo. Ele existe como o sujeito das características duais. Assim, as características duais de Deus podem amar uma a outra e podem sentir amor, de alguma forma, como entidades separadas entre o aspecto parceiro sujeito masculino e o aspecto parceiro objeto feminino dentro do único corpo de Deus. Entretanto, Ele nunca poderia receber o estímulo do amor, o tipo de amor que é possível entre os aspectos completamente separados de homem e mulher, sem um homem e uma mulher realmente amando um ao outro. Portanto, se Adão e Eva realmente tivessem amado um ao outro, até mesmo esquecendo de Deus, Ele não teria se sentido mal por isso. Por que seria assim? Deus é a entidade sujeito que poderia ter sentido alegria se Adão e Eva criassem unidade. Quando Adão e Eva sentissem o amor precioso, Deus teria sentido felicidade também. Essa é a lei primária do amor sob a qual Deus nos criou. Portanto, sem receber educação sobre amor, nunca poderemos cumprir o propósito de criação.

Adão e Eva não receberam educação sobre amor a partir de Deus. Em contraste a isso, Jesus veio a terra para ensinar seus próprios pais como viver uma vida de amor. Contudo, eles não o ouviram. Jesus deveria ter sido capaz de expor sobre amor baseado no cumprimento do ideal do templo e da lei Mosaica. Ele veio como pai, noivo, irmão mais velho e dono do amor em nome de Deus. A família de Maria deveria ter atendido Jesus como Deus.

Contudo, qual foi a situação real? As circunstâncias permitiram que Jesus educasse sua própria família? A partir de um ponto de vista humano, Jesus era o filho e José era o pai. Contudo, Deus via Jesus como estando na posição de parceiro sujeito, representando Seu amor. Seguindo a lei do amor, toda a família de Jesus estava na posição de receber educação e orientação a partir dele sobre como viverem suas vidas. Ele deveria ter sido livremente capaz de dizer para eles que tipo de noiva teria sido adequada para ele. Entretanto, ele teve a oportunidade de fazer algo assim? Há algo assim registrado na Bíblia?

Por favor, entendam que Deus tem se esforçado para educar as pessoas, puxando-as para fora do monte de lixo para torná-las príncipes e princesas da nação celeste. A fim de ir para a realidade celeste, você deve estar disposto a sacrificar sua própria família para o benefício de sua nação, sacrificar sua própria nação para o benefício do mundo, e sacrificar o mundo para o benefício da nação celeste. Essa é a única forma que podemos liberar o inferno. Não há nenhuma dúvida que o curso dos membros da Igreja de Unificação deve ser cheio de lágrimas.

Se Deus e o homem juntos criam amor estrondoso e explosivo, quem seria capaz de separar Deus de nós? Não haveria nenhuma forma de nos separar – nenhuma forma para escapar. Você pode sentir essa intensidade? A harmonia do universo inteiro centrando no fluxo de amor está destinada a nos estimular e formar o material educacional para nossa vida cotidiana. Contudo, pessoas decaídas más estão em muita confusão, engendrando infindáveis conflagrações e desencadeando guerras infernais. Somente a Igreja de Unificação pode resolver todos estes problemas.

Para redimir este mundo, Deus esteve educando as pessoas através dos santos e das religiões. Não é fácil compreender e praticar o bem no mundo mal. Pessoas santas e justas foram sacrificadas por essa razão. A rota para a verdade é aquela de auto sacrifício. Esta é a forma de dar incondicionalmente.

Como Deus tem conduzido a providência para a restauração até agora? Ele tem nos guiado como pai. Ele também tem educado as pessoas ignorantes por toda a história como um mestre. Então o que Deus quer ao nos educar como pai e como mestre? Ele quer legar Sua posição de pai e mestre para nós. Esse é o propósito definitivo da salvação. Esse era o propósito de criação antes da Queda. Estávamos destinados a cumprir o papel de pais e mestres em nome de Deus.

Quando Deus criou o cosmos, Ele nos amou a partir da posição de nossos pais. Então Ele queria nos educar para que pudéssemos realizar o ideal de amor aprendendo o curso do princípio. Se tivéssemos nos tornado maduros, Deus iria querer nos dizer, “Vocês agora se tornaram os mestres do cosmos no papel de pais e mestres para sempre.” Deus originalmente queria que nos tornássemos os mestres do cosmos.

FONTE:

Trecho extraído do livro “Teoria da Educação” por Rev. Sun Myung Moon. Leia o conteúdo na íntegra fazendo o download do livro aqui.  

Anúncios

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s